Por Lara Eliza
No último domingo, ocorreu a cerimônia do Oscar e, durante a entrada no tapete vermelho, atrizes, atores, diretores e outros membros da indústria cinematográfica fizeram um protesto pedindo o cessar-fogo em Gaza. Embora o protesto tenha sido simplório, com alguns botões integrados aos looks da noite, sua ênfase e provocação são capazes de conscientizar cada vez mais pessoas.
A noite apresentou performances variadas, incluindo Ryan Gosling cantando "I just Ken", parte da trilha sonora do filme Barbie, uma apresentação cativante dos indígenas Osage, personagens centrais do filme "Assassino da Lua das Flores", e outras performances menos inovadoras.
O grande vencedor da noite foi "Oppenheimer", conquistando sete prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Christopher Nolan, Melhor Ator para Cillian Murphy e Melhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr.
Em uma cerimônia com poucas surpresas, onde a maioria das previsões da crítica e do público se concretizou, "Pobres Criaturas" também ganhou vários prêmios. Uma das quatro estatuetas conquistadas pelo filme do grego Yorgos Lanthimos foi para Emma Stone, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz por interpretar a protagonista Bella Baxter. O Oscar de Da'Vine Joy Randolph como Melhor Atriz Coadjuvante foi o único para "Os Rejeitados"; e Billie Eilish, que recebeu o prêmio de Melhor Canção Original por "What Was I Made For?", foi o único Oscar do grande sucesso de bilheteria do ano, Barbie.
Na categoria de Melhor Animação, "O Menino e a Garça" levou o prêmio, superando "Homem-Aranha no Aranhaverso", "Elementos", "Nimona" e "Robot Dreams". O Melhor Roteiro Original foi para "Anatomia de Uma Queda", enquanto na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, o vencedor foi "American Fiction".
A cerimônia formalizou a opinião pública e os resultados das principais categorias, sem surpresas. As principais apostas, como "Oppenheimer" e "Pobres Criaturas", foram os grandes vencedores, embora pessoalmente discorde da escolha de "Oppenheimer" como Melhor Filme, considerando outras atuações mais destacadas na categoria de Melhor Ator.
Ainda sobre o descontentamento latente em minha mente, acredito no potencial de "O menino e a Garça" mas não vejo qualidade superior a "Nimona" e "Homem Aranha no Aranhaverso". Barbie só foi vencedora na categoria de melhor canção? Inacreditável.
Confira a lista completa de premiações do Oscar 2024:
Melhor filme: Oppenheimer
Melhor diretor: Christopher Nolan – Oppenheimer
Melhor atriz: Emma Stone – Pobres Criaturas
Melhor ator: Cillian Murphy - Oppenheimer
Melhor atriz coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph - Os Rejeitados
Melhor ator coadjuvante: Robert Downey Jr. - Oppenheimer
Melhor roteiro original: Anatomia de Uma Queda— Justin Triet, Arthur Harari
Melhor roteiro adaptado: American Fiction - Cord Jefferson
Melhor edição: Oppenheimer
Melhor filme estrangeiro: Zona de Interesse
Melhor animação: O Menino e a Garça
Melhor curta-metragem de animação: War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko - Dace Mullins, Brad Booker
Melhor maquiagem e penteados: Pobres Criaturas
Melhor design de produção: Pobres Criaturas
Melhor design de figurino: Pobres Criaturas
Melhores efeitos visuais: Godzilla Minus One
Melhor documentário: 20 Dias em Mariupol
Melhor documentário de curta-metragem: The Last Repair Shop
Melhor fotografia: Oppenheimer
Melhor curta-metragem: The Wonderful Story of Henry Sugar - Wes Anderson, Steven Rales
Melhor som: Zona de Interesse
Melhor trilha sonora original: Oppenheimer
Melhor canção original: What Was I Made For? - Barbie
Comments