top of page

Mas afinal, o que é Leleologia ?

Foto do escritor: Lara Eliza FerreiraLara Eliza Ferreira

A história de um jovem Youtuber que fez dos limões uma deliciosa limonada

Descrição da imagem: Leonardo de Souza utilizando roupas escuras, sorrindo e apontando com o indicador direito juntamente com um controle na mão. Seu rosto esboça sorriso, olhos escuros, pele parda e barba. Imagem composta por um fundo branco.



“O preço do amanhã” era o que aproximava Leonardo de Souza do seu objetivo, no caso, alcançar boa nota em um trabalho de ensino médio, em 2014. Na verdade, Leo precisava recriar uma cena do filme “O preço do amanhã” juntamente com seus colegas de turma. O filme narra a história de Will Salas (Justin Timberlake), que vive em um mundo onde tempo é literalmente dinheiro. Após receber uma grande quantia de tempo misteriosamente, os guardiões do tempo começam a persegui-lo.



Descrição da imagem: Imagem retirada de um trecho do filme “O preço do amanhã”. Um braço de pele parda com um cronômetro na cor verde marcando 59 segundos.


Apesar do filme ser um grande sucesso de bilheteria, para Leonardo, o filme é péssimo por representar uma grandiosa distorção da realidade. Apesar de sua opinião, felizmente, reproduzir algumas cenas e o assistir serviu para que ele alcançasse boa nota no trabalho. Essa foi a primeira experiência direta com o mundo da produção e que pouco tempo depois desencadeou grande interesse na produção e edição de vídeos. Entretanto, naquele momento ele não tinha tempo suficiente para isso, precisando conciliar trabalho, escola e uma paixão por uma garota.


Infelizmente (ou felizmente), ele foi demitido do trabalho e a tal garota não estava apaixonada como ele. Leonardo se entregava a situações, inclusive a paixões e foi necessário uma desilusão amorosa para que ele conseguisse conciliar seus interesses juntamente com seu coração partido. Ele precisava de algo em que se concentrar, esquecer a demissão e a tal garota.


E assim ele deu o primeiro passo. Passou horas trancado em seu quarto aprendendo noções básicas de edição, comendo torradas e suco e por fim, criando seu primeiro vídeo. Todo esse processo foi benéfico porque Leo não pensava muito na demissão e nem na garota, mas em contrapartida foi necessário realizar uma consulta médica por não comer de forma saudável em razão do longo período se concentrando somente na produção de vídeos.


Após publicar o vídeo nada ocorreu conforme o esperado, diversos internautas que assistiram o primeiro vídeo comentaram as negativas presentes no vídeo. Apesar do grande esforço em produzir o roteiro, alguns detalhes cruciais, como sua postura, dicção e volume do áudio contribuíram para que o vídeo tivesse uma qualidade ruim.


Mesmo com o “primeiro fracasso”, Leonardo não se deu por vencido, continuou produzindo vídeos, tentando melhorar cada vez mais e conseguiu um emprego como editor de vídeos. No meio do percurso, ele descobriu que o coração partido e a demissão de certo modo, serviram de experiência e aprendizado.


Uma forma diferente de pensar


“Acho que estou te vendo na horizontal. Meu celular está virado.” Assim se iniciou a nossa conversa de forma remota através do Google Meet. Eu localizada em Mariana e Leonardo em sua cidade natal, Porto Alegre. Leonardo fez um breve resumo de si, dizendo que atualmente possui 25 anos, mora em Porto Alegre, não possui nenhuma religião e desde o início de sua adolescência se interessou por arte, linguagem, política e filosofia, talvez porque são assuntos que estimulam um amplo debate.


“Acho que a Filosofia, a Sociologia e a História são coisas novas que eu vou descobrindo e tentando ressinificar na minha cabeça e compartilhar com as pessoas”, assegura. Diante desses interesses ele se mantém aberto a várias possibilidades, criando quadrinhos, produzindo vídeos para YouTube, trabalhando como editor e escrevendo pequenos contos.


Disponível em: @leleologia/instagram

Descrição da imagem: Leonardo de Souza utilizando roupas escuras, sorrindo e apontando com o indicador direito juntamente com um controle na mão. Seu rosto esboça sorriso, olhos escuros, pele parda e barba. Imagem composta por um fundo branco.


Inicialmente, os primeiros vídeos publicados por Leo foram disponibilizados em um site chamado A², onde diversos vídeos sobre Mangá eram publicados diariamente. Como Leonardo publicava vídeos sobre diversos assuntos, o site não se mostrou como um espaço adequado e, assim, Leonardo decidiu criar um canal no Youtube. Um de seus amigos, Gustavo Borcha, o apelidou carinhosamente de Leleo e ironicamente disse que seu canal deveria se chamar “Leleologia”. Em 2015, Leonardo fundou o canal “Leleologia” e publicou seu primeiro vídeo no Youtube.


Para acessar o canal: https://www.youtube.com/user/BlueBlod44



Para os seguidores do seu canal no Youtube, é evidente que ele possui certa facilidade em realizar análises e expor claramente seu ponto de vista sobre videoclipes, músicas, filmes, séries, livros e etc. Temas polêmicos e/ou pouco debatidos são peças-chave para a construção de seus conteúdos. “Eu falo de coisas que geralmente são marginalizadas, como RAP, por exemplo, e trago uma abordagem diferente, mais glamourizada talvez. Eu tento trazer a possibilidade de analisar alguma coisa de várias maneiras", afirma.


Um de seus vídeos, publicados no Youtube em dezembro de 2020 com o título “Uma nova ideia de Natal”, em que ele inicia dizendo “Não importa se tu é um comunistinha que a única coisa que curte no natal é o vermelho da roupa do papai noel, um cristão que canta parabéns pra Jesus ou um cínico que só queria paz nesse feriado”, é um exemplo da forma como Leonardo instiga as pessoas a consumir seus conteúdos seja para entender sua fala ou para o xingar depois por se ofender com termos como “comunistinha” e “cínico”.


O canal possui cerca de 17, 5 milhões de inscritos e vídeos como “Over The Rainbow | A História de uma Música” e “Como Djonga usa a Língua” atingiram mais de 80 mil visualizações e nos mostram que o conteúdo do Leleologia é digno de atenção. Leonardo consegue associar entonação, dicção e conteúdo de forma contundente. Agora, roubando a atenção de quem o assiste. Porém, os vídeos postados demandam grande período de estruturação e as postagens são realizadas em um grande espaço de tempo. Apesar de todo esforço, Leonardo não monetiza seus vídeos, ou seja, não recebe para fazê-los como a grande maioria de Youtubers.


Nos conteúdos em seu canal, Leonardo adiciona trechos de filmes, músicas e videoclipes para contextualizar sua argumentação e, por isso, ele afirma que não monetiza seus vídeos, pois há risco quanto à questão de direitos autorais. No canal, há o chamado "Apóia-se", convidando o internauta que consome seus conteúdos a oferecer um apoio financeiro, caso queira. Entretanto, ele assegura que não posta os vídeos por dinheiro e, caso o fizesse, haveria grande risco de se tornar um trabalho cansativo fruto do capitalismo. A elaboração de vídeos, roteiros e edição é algo que ele gosta de fazer e não está disposto a perder isso.


Admirar possibilidades, se arriscar e fugir da estagnação talvez sejam suas principais características. Ele gosta de criar percepções, fazer com que as pessoas as entendam ou talvez mudá-las com seu argumento. Ele nunca se mantém preso a um único ideal ou uma única opinião. Está aberto às possibilidades e ficar parado: não é uma opção. Sendo assim, além de prestar um excelente trabalho para a sociedade com o seu canal de Youtube, ele também apresenta outras formas de arte. Como expresso a seguir:


Principais trabalhos

Leonardo se define como um jovem sem religião, entretanto, o seu mais recente trabalho, lançado em 25 de setembro de 2021, denominado “Raio de Luz”, aborda o cenário de uma casa religiosa. É um documentário baseado na história desse local e nas pessoas que fundaram a chamada casa Raio de Luz, que dá nome ao documentário. O vídeo exigiu uma estrutura pouco diferente dos outros, foi necessário uma equipe, que ajudou na gravação e entrevistas e além disso, teve a participação dos personagens entrevistados.


A mensagem da ilha



A mensagem da ilha é um e-book lançado por Leonardo como autor e Victor de Paula como ilustrador em fevereiro de 2016, que narra a história de uma garota que encontra uma garrafa no mar, descobrindo se tratar de uma mensagem de socorro. Esperançosa e dedicada a ajudar, ela se junta a seu melhor amigo e parte em uma aventura que desafiará tudo o que ela acredita. Texto alternativo: Imagem retirada do e-book A Mensagem da Ilha. Na ilustração, observa-se um mar azul repleto de ondas e uma garota com uma blusa vermelha remando em um barco.






(Disponível em SMA (Silent Manga Audition))

Texto alternativo:. Imagem retirada do quadrinho “Good Friends and True”. Na ilustração observa-se, há um garoto à frente com bermuda, tênis e mochila e ao fundo vê-se casas e árvores.



Good Friends and True é um quadrinho lançado por Max Andrade e Leonardo de Souza em 2019. Como um de seus diversos interesses, o quadrinho é algo que Leonardo gosta de fazer, apesar de garantir que é péssimo com desenhos e, sendo assim, ele produz os roteiros e as histórias e seu amigo Max, a ilustração.









Lara Eliza Ferreira é estudante do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e se inspira nas possibilidades que o conhecimento oferece para se aventurar em novas descobertas.


e-mail: lara.goncalves@aluno.ufop.edu.br


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page