top of page

Análise da indumentária do filme Guava Island

Foto do escritor: Lara Eliza FerreiraLara Eliza Ferreira



CONTEXTO

Um conto folclórico,dirigido por Hiro Murai e lançado em 13 de abril de 2019, pela Amazon Studios: Guava Island, é um filme estrelado por Donald Glover como Deni Maroom e Rihanna como Kofi Novia. O enredo, trata-se das origens da Ilha de Guava e introduz aspectos audíveis e visuais que compõem todo cenário da obra cinematográfica e enfatiza o teor de cada situação. Deni e Kofi são namorados e ambos levam uma vida extremamente simples trabalhando nas indústrias Red Cargo. Não há de forma explícita a informação sobre a época a qual a história narrada ocorre, entretanto, deduz-se que seja entre 1950 e 1960 - dado o fato de não haver celulares e o único meio de interação ser o rádio.


INDUMENTÁRIA

No decorrer do filme, inconscientemente é feita a observação das roupas que Deni,Kofi e Red utilizam. É notável a estética indumentária de Deni e Kofi através das vestes que, além de coloridas, são simples, com poucos detalhes e sem acessórios compondo o estilo e são utilizadas com frequência. E também de Red, que é quem possui o maior poder aquisitivo da ilha e a domina, desse modo veste as melhores roupas, em sua maioria de cores neutras, melhores calçados e esbanja seu poder com o uso de acessórios, em cada cena em que ele aparece,está com vestes diferentes o que logicamente demonstra a vasta opção.Deni é funcionário do magnata Red Cargo e Kofi trabalha como costureira nas indústrias Red Cargo.


Dados certos acontecimentos no fim da trama, um dos personagens é assassinado e toda a ilha comparece ao velório. Nas cenas finais nota-se a “celebração” do velório com uma cultura da região. Uso de roupas coloridas, uso de acessórios coloridos, máscaras, danças, músicas que demonstram a indumentária das pessoas daquela região e consequentemente refletem a ancestralidade daquele povo.

“Ao longo dos séculos, os mesmos gostos, as mesmas maneiras de fazer, de sentir, de vestir-se vão perpetuar-se idênticas a si mesmo” (LIPOVETSKY, Giles, p.28)










Conteúdos complementares audiovisuais:


Conteúdo complementar para leitura:


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page