Por: Mayara Fernanda
Há 95 anos, no dia 26 de Julho de 1928 nascia nos Estados Unidos, Nova York, aquele que seria mais tarde o maior nome do cinema mundial. Stanley Kubrick foi um cineasta visionário que deixou uma marca inapagável no mundo do audiovisual. Desde muito jovem, Kubrick já demonstrava apreço por fotografia, e começou sua carreira como fotógrafo na antiga revista americana de entretenimento: look , aprimorando suas habilidades em capturar imagens e contar histórias .
Somente nos anos 50, na altura de seus 22 anos que ele se tornou realmente um cineasta, produzindo de antemão alguns pequenos documentários e posteriormente transicionando-se para trabalhos em longas - metragens. Suas primeiras obras foram os filmes “Glória Feita de Sangue" (1957) e "Spartacus" (1960) mostraram sua atenção aos detalhes e sua capacidade de criar histórias visualmente deslumbrantes e instigantes.
Conhecido pelo seu hiper perfeccionismo, o cineasta era mesmo aficionado pela busca da perfeição. Ele era conhecido por seu planejamento minucioso, extensa pesquisa e inúmeras tomadas para alcançar o resultado desejado. Sua dedicação à sua arte impulsionou os limites da produção cinematográfica e lhe rendeu a reputação de um diretor exigente.
Um dos filmes mais icônicos de Kubrick é o "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968)”, considerado por muitas pessoas a sua produção cinematográfica favorita, inclusive por outros diretores, tal como Steven Spielberg. A obra trata-se de um ficção científica que mostra uma exploração fascinante da evolução humana e dos mistérios do universo.
Outro filme notável no repertório de Kubrick é "Laranja Mecânica" (1971), um conto distópico de violência e controle social. Com suas temáticas provocativas e estilo arrojado, o filme gerou debates sobre livre arbítrio, moralidade e o poder da arte. A obra foi vencedora de vários prêmios, mas também foi proibida em muitos países na época do seu lançamento, por supostamente incitar a rebeldia dos jovens daquela década.
É preciso ainda, falar do clássico do gênero de terror, “O iluminado 1980” contracenado por Jack Nicholson e Shelley Duvall, a história de um homem que é contratado para vigiar um hotel totalmente vazio e distante, durante o inverno, ele, sua esposa e seu filho se mudam para lá.
Com o passar dos meses, e o excesso de isolamento aliado ao abuso de álcool, o transforma , tornando-o mais agressivo e perigoso, e assim, ele começa a perseguir sua família. Os filmes, “Nascido para Matar” (1987) e “De olhos bem fechados (1999) também pertence ao diretor
As contribuições de Stanley Kubrick ao cinema continuam sendo celebradas mesmo após sua morte em 1999. Sua visão única, abordagem rígida e compromisso à narrativa solidificaram seu status como um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos. Seu legado serve como inspiração para gerações de cineastas que buscam criar obras visualmente ousadas, instigantes e únicas.
“ Se pode ser escrito ou pensado, pode ser filmado”
-Stanley Kubrick
Comments