top of page

Inteligência artificial: relação entre homem e máquina

Foto do escritor: Lara Eliza FerreiraLara Eliza Ferreira

Atualizado: 8 de nov. de 2022

Os processos evolutivos da tecnologia, geralmente, não são de domínio popular. O que a Inteligência Artificial significa para nós ?

Lara Eliza


Disponível em: https://pixabay.com


Desde o início da revolução industrial na Inglaterra em meados de 1760, quando nem sonhávamos em nascer, ainda que gerasse certo estranhamento, discutia-se sobre a interação entre homem e máquina e até onde isso chegaria.


Ainda no atual século XXI, surja cada vez mais tecnologias capazes de deixar qualquer ser humano boquiaberto, é comum que as pessoas sonhem com uma interação entre homem e máquina de forma mais concreta que reflete em diversos cenários atualmente.


Filmes como Matrix, Free Guy e O homem bicentenário são responsáveis por um grande sucesso de bilheteria com uma média de US $1,515 bilhões. Todos eles abordam a Inteligência Artificial e talvez por isso, haja tamanho interesse do público.


Disponível em: https://www.alam & https://www.agefotostock.com

Com isso, torna-se claro o quanto as pessoas almejam por esse contato e hoje estamos mais próximos do que se imagina. Com dispositivos como Alexa, ferramentas do google, conta AWS da Amazon, câmeras de segurança, televisão (etc.).


A inteligência artificial no dia-a-dia

Quando trata-se da inteligência artificial é comum que o termo seja reduzido à sigla IA, se dividindo entre: IA Fraca e IA Forte. E há diversas pesquisas relacionadas buscando um conhecimento aprofundado a respeito.


De acordo com Jones Granatyr, fundador da IA Expert Academy com doutorado na área, ‘essas duas categorizações surgiram baseadas em discussões sobre o tipo de aplicação que se poderia fazer com os sistemas inteligentes’. Mas o que exatamente significa ?


Imagine que você está em uma viagem e se perdeu no caminho. Você não sabe onde está exatamente. Seu primeiro instinto é pegar o celular e abrir o aplicativo do Google Maps mesmo que seja off-line.


Disponível em: https://justaskthales.com/br


Os comandos que o Google Maps realiza off-line são exemplos de IA fraca, isso porque, ele vai resolver problemas específicos. Nesse caso, a IA não tem solução para diversos problemas, mas sim os que envolvem localização.


Já a IA Forte é capaz de raciocinar e resolver vários problemas, ou seja, ela não tem respostas apenas para problemas específicos mas sim problemas em várias áreas. Um exemplo muito contundente de IA forte existente atualmente é o GPT-3.


GPT-3 é uma IA desenvolvida pela OpenAl que apresenta o desempenho mais bem sucedido no que se diz respeito à capacidade de escrever como seres humanos. O poder de processamento e execução é extremamente vasto proporcionando muitas possibilidades de escrita.


Apesar do grande impacto, em razão da vasta quantidade de dados a qual é exposta, ela está sujeita a aprender conteúdos inadequados como é destacado pela TNW no artigo ‘Como o GPT-3 mudará nossas vidas?’ publicado em agosto de 2020.


É importante destacar que IAs são desenvolvidas e inovadas com um curto espaço de tempo como ressalta Victor Silva graduado em jogos digitais e em processo de conclusão do doutorado em computação na universidade de Alberta no Canadá.


Saiba mais em:

encurtador.com.br/iBFI8




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page