Os cuidados contra a dengue não podem parar, e durante os períodos de fortes chuvas na região, não pode ser diferente !
![](https://static.wixstatic.com/media/c99b5e_8e0907500e284c8da4affa1eda9ace83~mv2.png/v1/fill/w_582,h_388,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/c99b5e_8e0907500e284c8da4affa1eda9ace83~mv2.png)
Os agentes de endemias realizam visitas domiciliares diariamente, para identificar e eliminar criadouros do Aedes Aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya) por meio de controle mecânico (remoção, destruição ou vedação de objetos e depósitos) e educação em saúde, para conscientizar a população de como realizar esse trabalho de prevenção em seu imóvel e evitar a proliferação de doenças originárias da Dengue, Zika e Chikungunya.
A Subsecretária do Sistema Sanitário de Saúde Pública Ludmila Simone Gonçalves Gomes, afirma que: “A espécie Aedes aegypti forma o grupo de maior interesse entomológico devido ao seu habitat estar associado à locais com predominância de água limpa e parada, como, terrenos baldios, pontos estratégicos e os imóveis comerciais e domiciliares, neste último estão cerca de 80% dos focos do mosquito em locais como caixa d’água, vaso de planta, piscina e até bebedouros de animais. Portanto, vemos a extrema importância na fiscalização dos Agentes de Endemias, de conseguir identificar e solucionar situações que os residentes não têm o devido conhecimento.”
Para combater a dengue, é muito importante que a população permita a visita dos agentes de combate às endemias, pois eles são os profissionais capazes de identificar os criadouros da Dengue, Zika e Chikungunya que, às vezes, passam despercebidos pela população. Estima - se que 85% dos criadouros do Aedes Aegypti estão presentes dentro de nossas casas e no ambiente de trabalho, como nas calhas com mau escoamento d'água, ralos, canaletas, vasos de plantas que estão acumulando água e outros recipientes que podem ser utilizados posteriormente mas estão mal armazenados, acumulando água da chuva.
No combate, é importante manter as lixeiras sempre limpas, quintais sem lixo e entulho, tonéis e caixas d'água tampados, ralos limpos e com aplicação de tela, garrafas e baldes sempre virados para baixo, bebedouros de animais sempre lavados, lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas para evitar formação de poça de água, pratinhos de plantas virados ou cobertos de areia, não deixar água acumulada em área de serviço e redobrar a atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água. Coloque-as em local coberto. É importante fazermos essa inspeção dentro de casa para evitar um ambiente propício para o criador do mosquito e assim, ser contaminado por essa doença viral.
No intuito de complementar a ação no combate a dengue, os agentes de combate às endemias realizam a chamada “Borrifação” que é a aplicação do inseticida em espaços próprios para a proliferação do mosquito. É importante lembrar que mesmo com a ação dos agentes de combate às endemias, é de suma importância mantermos o cuidado diário eliminando água parada para evitar a proliferação do mosquito.
Atente-se aos sinais …
![](https://static.wixstatic.com/media/c99b5e_9a2cac3b781c404198d24fcd62f59f47~mv2.png/v1/fill/w_584,h_388,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/c99b5e_9a2cac3b781c404198d24fcd62f59f47~mv2.png)
Se você apresenta sintomas de febre alta, dores musculares e articulares e erupções cutâneas (alteração anômala na textura ou cor da pele) procure o centro de saúde mais próximo. Se a contaminação estiver em estágio avançado, pode acontecer uma hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.
Comments